Honda Accord chega ao Brasil com motores de 4 e 6 cilindros

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Por Charley Gima

A nova geração do Honda Accord chega ao Brasil neste mês, importado dos Estados Unidos, em duas versões de motor e acabamento: EX 2.4l com motor 4 cilindros em linha e EX V6 3.5l.

Segundo a Honda, nas duas motorizações, o novo Honda Accord possui a tecnologia Earth Dreams, que combina um motor com alta eficiência, baixo consumo e respeito ao meio ambiente. O motor 2,4 litros de 4 cilindros em linha tem 16 válvulas, duplo comando no cabeçote (DOHC) com a tecnologia i-VTEC, de abertura variável do comando de válvulas comandada eletronicamente. O propulsor gera até 175 cv de potência máxima e torque de 22,9 kgfm.

Já a versão V6 tem 3,5 litros de deslocamento, comando simples no cabeçote (SOHC) para suas 24 válvulas e sistema i-VTEC, resultando na potência máxima de 280 cv. A Honda destaca nessa motorização o sistema de Administração de Cilindro Variável (VCM), que pode ativar e desativar cilindros do motor conforme a necessidade de aceleração, para atender as demandas de potência e economia de combustível. Quando o torque máximo é necessário, todos os cilindros são acionados, enquanto que na condução urbana, em velocidades mais baixas, o VCM permite que o motor V6 seja operado com apenas três cilindros.

As duas versões possuem o sistema ECON de assistência à condução econômica, no qual, quando ativado, diversos sistemas do veículo têm seus funcionamentos alterados para privilegiar o baixo consumo de combustível. Nas transmissões, a versão EX L4 2.4l é equipada com transmissão automática de 5 velocidades, enquanto a versão V6 oferece caixa automática de 6 velocidades.

Entre os pontos melhorados na nova versão, segundo a fabricante, está a tecnologia utilizada na produção de seu subchassi, que consiste na junção de aço e alumínio, proporcionando uma estrutura mais segura em caso de colisão frontal.

A Honda também explica que a nova suspensão dianteira McPherson agora traz coxim ativo, o que melhora a estabilidade, além de reduzir o ruído e a vibração interna. A fabricante também explica que a nova subestrutura frontal de alumínio e aço reduz o peso e, em conjunto com a nova suspensão traseira multilink independente e a aerodinâmica cuidadosamente projetada da carroceria, proporciona redução ainda maior de ruído interno e vibração.

Na direção, o sistema MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering / Direção Elétrica Adaptável ao Movimento) atua em conjunto com a tecnologia VSA (Vehicle Stability Assist), deixando o volante mais rígido caso o motorista tente movimentá-lo de forma que provoque instabilidade.

Dentro dos itens de segurança, o veículo traz de série freio a disco nas quatro rodas, com ABS e EBD, Vehicle Stability Assist (VSA) com controle de tração, câmera de ré multivisão (traseira, angular e de cima para baixo), assistente de subida em ladeiras HSA (Hill Start Assist), sensores de estacionamento traseiros, para-brisas acústicos e acendimento automático de faróis. As duas versões também trazem seis airbags, sendo os frontais de duplo estágio, laterais dianteiros e de cortina laterais, estes com sistema SmartVent, que reduz o risco de força excessiva de abertura das bolsas.

A versão V6 tem alguns itens de série exclusivos, como faróis dianteiros em Led através de um canhão duplo que compõe o conjunto do farol baixo; sistema inteligente de abertura das portas e acionamento da ignição sem chave; além do exclusivo dispositivo Honda LaneWatch, que monitora o ponto cego por meio de uma câmera localizada no espelho retrovisor externo do passageiro e mostra as imagens no display i-MID, possibilitando uma melhor visão da faixa de rodagem que fica ao lado direito do veículo.

O modelo tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem e estará à venda na rede de concessionárias Honda a partir deste mês pelos preços públicos sugeridos de R$ 119.900 (EX L4 2.4l) e R$ 147.900 (EX V6 3.5l), incluindo frete e pintura metálica ou perolizada.

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